InícioPRADO | Sem Terra comemoram a demarcação de agrovilas agroecológicas

PRADO | Sem Terra comemoram a demarcação de agrovilas agroecológicas

Após entrega oficial da imissão de posse da fazenda Colatina onde já residem mais de 227 famílias Sem Terra, divididas entres os assentamentos Jaci Rocha e Antônio Araújo, no município do Prado, extremo sul, o MST realizará neste sábado (29) ato de dermarcação das agrovilas agroecológicas, seguido de uma grande festa em comemoração a esta conquista coletiva.

  8

O evento acontecerá no Jaci Rocha, localizado as margens da BR 101, no Km 831, há 14 km de Itamarajú,- sentido Teixeira de Freitas-.
Sem perder de vista a histórica luta em defesa da Reforma Agrária Popular, os trabalhadores acreditam que o evento será um momento simbólico que fortalece a unidade e provoca a sociedade a se somar a este processo de luta pela terra.

Demarcação

Na ocasião, será comemorado também a demarcação dos lotes pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a resposta positiva do Governo do Estado referente a democratização definitiva da área.
A partir da entrega da imissão de posse, em abril de 2015, as famílias começaram um grande processo de organização e demarcação da terra em agrovilas agroecológicas de acordo às aptidões produtivas de cada sujeito.
Tal processo, teve o objetivo de garantir a construção de assentamentos agroecológicos capazes de recuperar a fauna e flora da região, diminuindo assim o grande passivo ambiental provocado pelos monocultivos de eucalipto pelas transnacionais.

3

Organização

Os trabalhadores estão se organizando em 23 agrovilas, com a média de dez famílias cada, visando maior eficiência na produção agroecológica, no intercâmbio de experiências e construção coletiva do conhecimento.
Para direção do MST na região, este momento é fruto das lutas de milhares de trabalhadores e trabalhadoras que sonham com a Reforma Agrária no Brasil.

SERVIÇO:
Comemoração do Assentamento Jaci Rocha e Antônio Araújo
Quando: Sábado (29/10)
Onde: Assentamento Jaci Rocha, às margens da BR 101, no Km 831, há 14 km de Itamarajú
Horário: 14:00 hs

Por | Coletivo de Comunicação do MST na Bahia

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Comissão da Mulher aprova moção de repúdio contra filho de Lula

Proposta de deputadas do PL cita “brutalidade” e suposta tentativa de Luís Cláudio Lula...

Desembargadores da Lava Jato pedem ao STF que revogue decisão do CNJ que os afastou das funções

Foto: Antonio Augusto/ TSE Plenário do Supremo Tribunal Federal 19 de abril de 2024...

Saiba quem é a mulher revoltada que invadiu bar e jogou fezes no chão

O ataque de fúria que levou uma mulher a despejar um saco cheio de...

Anvisa aprova resolução para proibir venda de cigarros eletrônicos no Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) formou maioria para aprovar uma resolução que...

Mais para você