InícioEditorialEconomiaProdução industrial cai 0,4% em junho após quatro meses de alta

Produção industrial cai 0,4% em junho após quatro meses de alta

Após quatro meses seguidos de resultados positivos, a produção industrial recuou 0,4% na passagem de maio para junho. Com isso, o setor acumula quedas de 2,2% no primeiro semestre deste ano e de 2,8% nos últimos 12 meses. O resultado mantém o setor em um patamar 1,5% abaixo do nível pré-pandemia. Já a distância do nível recorde alcançado em maio de 2011 agora é de 18%.

Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal,  que traduz o comportamento das indústrias extrativa e de transformação, divulgada nesta terça-feira pelo IBGE.

De acordo com o gerente do levantamento, André Macedo, o resultado negativo reflete tanto as dificuldades que o setor enfrenta, quanto fatores econômicos, como a precarização do mercado de trabalho.

Avaliando as atividades pesquisadas, a maior influência negativa veio do setor de produtos farmoquímicos e farmacêuticos, que recuou 14,1% em junho, depois de ter acumulado alta nos meses anteriores.

Outro impacto importante veio do segmento de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis, com resultado de menos 1,3%. Já no campo positivo, chama a atenção o crescimento de 6,1% na produção de veículos automotores, reboques e carrocerias e de 1,9% nas industrias extrativas.

Economia Rio de Janeiro 02/08/2022 – 11:58 Paula de Castro Ribeiro / Guilherme Strozi Tâmara Freire – Repórter da Rádio Nacional produção industrial inflação IBGE terça-feira, 2 Agosto, 2022 – 11:58 141:00

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Governo pede apoio a propostas para aumentar arrecadação

Secretário da Receita Federal disse que mudanças em medidas legislativas reduziram expectativa de arrecadação...

Preço de medicamentos aumenta até 4,5% a partir de domingo (31/3)

O governo federal publicou no Diário Oficial da União (DOU) a autorização para aumento...

Brasil e França assinam acordos em meio ambiente e energia

Os presidentes Lula e Macron ratificaram alguns dos acordos durante a visita oficial do...

Mais para você