InícioEditorialProjeto celebra os 50 anos de carreira da cantora e dançarina Inaicyra...

Projeto celebra os 50 anos de carreira da cantora e dançarina Inaicyra Falcão

Inaicyra Falcão tem uma carreira gigantesca. Mulher negra, baiana, é professora doutora em educação, pesquisadora do corpo em dança e intérprete soprano dramática. Ocupou a universidade quando isso ainda era algo muito estranho para corpos negros. Todas estas facetas serão celebradas no projeto Ojo Odun, que comemora 50 anos de carreira na dança e nos canto afrodiaspóricos, em evento que acontece de hoje (23) a domingo (29), no Teatro Molière, com roda de conversa, oficina e concerto.

A programação se inicia hoje, às 19h, com o bate-papo Corpo e Ancestralidade, inspirado no título de livro homônimo Corpo e Ancestralidade: uma Proposta Pluricultural de Dança-arte-educação, escrito durante sua tese de doutorado na Faculdade de Educação da USP, em 1996. O trabalho é considerado uma referência no meio artístico e educacional quando o assunto é a pesquisa de estudos criativos das artes do corpo a partir da herança mitica afrodiaspórica.

A roda de conversa é gratuita e também terá participação do bailarino Negrizu, outro veterano da dança negra baiana, com quem a artista já se cruzou pelo caminho e teve a honra de performar em 2021, no videoarte Ijó Mimó, dirigido e concebido pelo artista visual Ayrson Heráclito.

O bate-papo tem mediação de Nadir Nóbrega, doutora em dança e mestra em artes cênicas pela UFBA, com quem Inaicyra  conviveu nos tempos do Ballet Brasil Tropical.  “Meu contato com a arte começou ainda bem jovem. Com meu pai, que era marceneiro e escultor, e minha avó, dona Senhorinha. Foi ali que comecei meu contato com os cantos, a dança. E levei para minha vida inicialmente ao entrar na escola de Dança da Ufba. Anos mais tarde e também passei a trabalhar com o canto”, conta Inaicyra.

Ela é filha de Deoscóredes Maximiliano dos Santos (1917-2013), o Mestre Didi,  sacerdote máximo do culto aos egunguns, da tradição iorubá na Ilha de Itaparica. Etambém  um dos mais importantes artistas plástica da tradição afrobrasilçeira. E sua avó, Maria Bibiana do Espírito Santo, mãe Senhora – terceira a assumir o comando do terreiro Ilê Axé Opó Afonjá.  

“O culto ao orixá me leva desde criança a ter contato com as tradições africanas, na música, dança, comida, figurino. Era tudo integrado e já aprendi assim. Lembro que criava histórias enquanto dançava nos xirês e nos palco. Sempre fui muito dramática, sempre tive um subtexto”, diz Inaicyra, que enfatiza esse ‘subtexto’ enquanto deixa a sua memória viajar nos 72 anos de vida.

A programação segue exposição de fotografias de momentos da carreira da artista, que será exibida durante . E com a oficina Corpo em Diáspora, que ocorre de 27 a 29 de maio, de 10h às 14h, ministrada pela doutora em artes da cena Luciane Ramos Silva, no Espaço Silvestre – mas que já está com inscrições encerradas. 

Quebrando estereótipos

Inaicyra explica que o projeto celebra cinco décadas de sua vida profissional com as artes. “Comemora o ponto fora da curva que represento: mulher, negra, artista, acadêmica, inovadora nessa sociedade etnocêntrica e ter podido abrir possibilidades para pluralidades de vozes e caminhos”, afirmou. 

A artista menciona que é um privilégio poder contribuir com a pesquisa e formação de conhecimento. Na sua trajetória, ela diz que sempre focou em “questionar e desmistificar estereótipos socialmente intrínsecos na estruturação de racistas e colonialistas que são invisibilizados”.

Misturar formação, conversa e apresentação era um objetivo antigo da artista, que já passou por companhias como Olodumarê, Dança Contemporânea da UFBA e Ballet Brasil Tropical. Mestra em Artes Teatrais pela Universidade de Ibadan na Nigéria, doutora em Educação pela USP e livre docência na área de Práticas Interpretativas pela Universidade Estadual de Campinas, Inaicyra decidiu no início da década de 1990 se dedicar artisticamente à música, em canto erudito – trazendo referências do candomblé para o seu cantar.

Até por isso o último ato do projeto comemorativo destaca a música, no Concerto 3 Tempos, que traz um repertório de cânticos yorubás presentes no primeiro álbum de Inaicyra,  Okan Awa: Cânticos da Tradição Yorubá (2000). Okan Awa significa Nosso Coração e é uma obra em homenagem a sua avó  Mãe Senhora.

Na apresentação, ela estará acompanhada dos instrumentistas Gabi Guedes e Maurício Lourenço. O show acontece no próprio Molière, sábado, às 20h, com performances de Negrizu e Luciano Ramos Silva – que estarão com ela durante o desenrolar do projeto. Os ingressos são vendidos exclusivamente pelo pelo WhatsApp (71) 99921-2368 ou através de link no perfil do projeto @projetoojoodun, por R$20 e R$10.

Contemplado pelo Edital Setorial de Dança 2019, OJO ODUN tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural do Estado da Bahia e Secretaria de Cultura da Bahia. Ela conta que ter o projeto contemplado por um edital é uma grande novidade.” Eu nunca tinha conseguido esse tipo de financiamento antes e já me programava para fazer com meu dinheiro mesmo”, afirma.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Nísia já fez 3 trocas na equipe desde reunião em que foi cobrada por Lula por problemas na Saúde

Foto: Vinicius Loures/Arquivo/Câmara dos Deputados A ministra Nísia Trindade 28 de março de 2024...

Influenciadora de 30 anos é presa em flagrante no Rio

“Eu sou menina, meu nome é Samara”. Quem está nas redes sociais há um...

Marcos Mion não renova contrato e dá adeus para canal do grupo Globo

Uma notícia triste para quem estava gostando das aparições de Marcos Mion nos festivais de música...

Pai mata filha por desentendimentos familiares em São Paulo

Um homem de 39 anos foi preso sob a suspeita de matar a própria...

Mais para você