InícioEditorialProjeto cria programa específico para proteger onça-pintada e outros felinos

Projeto cria programa específico para proteger onça-pintada e outros felinos

Paulo Sergio/Câmara dos Deputados
Discussão e votação de propostas. Dep. Alexandre Frota PSDB - SP
Alexandre Frota: felinos são importantes para a manutenção do ecossistema

O Projeto de Lei 808/22 cria o programa Lei da Onça para oferecer proteção especial a felinos como a onça-pintada e a onça-parda, entre outros. O texto, que tramita na Câmara dos Deputados, define como crime ambiental grave a caça e o abate desses animais.

Para desestimular a caça aos felinos, o projeto prevê uma indenização em dinheiro a pecuaristas que tiverem animais (bovinos, caprinos, equinos, etc) mortos por ataques de onças.

O benefício será devido ao produtor que registar o fato em até 15 dias, após avaliação do Ministério da Agricultura, que levará em conta o animal abatido e seu valor de mercado. A indenização será paga em até 60 dias.

Se ficar comprovado que o proprietário agiu de forma fraudulenta para conseguir o benefício, a proposta estabelece multa equivalente a cinco vezes o valor da indenização.

“É urgente preservar esses felinos de grande porte no Brasil. Apesar de atacarem outros animais em fazendas, sítios e demais propriedades rurais, eles são importantes para a garantia do ecossistema em que estão inseridos”, afirma o autor do projeto de lei, deputado Alexandre Frota (PSDB-SP).

Além das onças pintada e parda, existem no Brasil felinos como a jaguatirica, o gato do mato grande, o gato do mato pequeno, o gato maracajá, o gato mourisco e o gato palheiro.

Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

É Possível Pagar um Empréstimo com Cartão de Crédito? Explorando as Opções

Descubra se é possível pagar um empréstimo com cartão de crédito e quais são...

Janja posta foto com cadelas após morte do pai: “Amenizam a tristeza”

Pai da primeira-dama, José Clóvis da Silva, morreu na 4ª feira (10.abr) aos 83...

Saiba quem é a influenciadora apontada como affair de Yasmin Brunet

Após sair do BBB 24, Yasmin Brunet estaria vivendo um romance às escondidas com...

Twitter criticava decisões de Moraes antes de ser comprado por Musk

Igo Estrela/Metrópoles, Trevor Cokley/U.S. Department of Defense 1 de 1 Arte sobre fotos coloridas...

Mais para você