InícioRelacionamento tóxico: 3 sinais de que seu parceiro é um narcisista

Relacionamento tóxico: 3 sinais de que seu parceiro é um narcisista

O narcisismo é uma característica de personalidade que se manifesta de maneira distinta em cada pessoa. No entanto, uma parcela pequena da população é diagnosticada com o chamado transtorno de personalidade narcisista. Nesses casos, tanto o paciente quanto familiares, amigos e companheiros acabam sofrendo por conta dos comportamentos apresentados.

A psicóloga Lala Fonseca, especialista em terapia comportamental cognitiva, explica que o relacionamento com uma pessoa narcisista pode ser prejudicial.

“A auto estima de quem se relaciona com esse indivíduo vai, aos poucos, sendo fragilizada. Como os narcisistas se sentem muito bons, melhores que outras pessoas, eles têm diversas justificativas de por que o seu ponto de vista está correto, há falta de empatia e jamais cogitam estar errados, o que faz com que muitos desses relacionamentos se tornem abusivos”, afirma a psicóloga.

Confira três comportamentos para descobrir se seu parceiro é narcisista:

1 – Desprezo pelos seus sentimentos “Os narcisistas são pessoas que descartam facilmente a opinião da outra pessoa. Assim, quando o cônjuge fala que se sente mal com algo que ele está falando, o narcisista não se culpa, apenas diz que o outro não deveria se sentir assim, ou que fala para o crescimento, fortalecimento”, explica Lala.

2 – Constante tentativa de culpar o companheiro “Quem se relaciona com um narcisista está sempre errado, não vence em uma discussão. Se vence, é porque o narcisista disse: ‘mas isso acontece por que você é culpado disso’; ou ‘isso não tem importância’, menosprezando o sofrimento da outra pessoa”, detalha a psicóloga.

3 – Birras e imaturidade “Um narcisista, quando se vê irritado, consegue passar dias sem interagir e conversar. Essa é uma ótima tática de manipulação, ele adota esse silêncio para ‘ensinar’ através do sofrimento”, exemplifica.

Existe tratamento? Segundo a psicóloga, pessoas saudáveis refletem e fazem um autoquestionamento quando são confrontadas. No caso do narcisista, por mais que ele possua uma baixa autoestima blindada pela valorização de imagem, qualquer tipo de questionamento pode causar uma insegurança grande. “O narcisista apenas consegue fazer essa análise em tratamento e, mesmo assim, pelo desconforto, há possibilidade de abandonar a terapia”, conclui.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Já leu todas as notas e reportagens de Saúde hoje? Clique aqui. O post Relacionamento tóxico: 3 sinais de que seu parceiro é um narcisista apareceu primeiro em Metrópoles.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Nísia já fez 3 trocas na equipe desde reunião em que foi cobrada por Lula por problemas na Saúde

Foto: Vinicius Loures/Arquivo/Câmara dos Deputados A ministra Nísia Trindade 28 de março de 2024...

Influenciadora de 30 anos é presa em flagrante no Rio

“Eu sou menina, meu nome é Samara”. Quem está nas redes sociais há um...

Marcos Mion não renova contrato e dá adeus para canal do grupo Globo

Uma notícia triste para quem estava gostando das aparições de Marcos Mion nos festivais de música...

Pai mata filha por desentendimentos familiares em São Paulo

Um homem de 39 anos foi preso sob a suspeita de matar a própria...

Mais para você