InícioEditorialRepasses de doses de vacina BCG para a Bahia estão abaixo da...

Repasses de doses de vacina BCG para a Bahia estão abaixo da demanda, diz Sesab

A Bahia recebeu apenas um terço da doses necessárias para a demanda mensal de vacinas BCG entre maio e junho, segundo informação publicada pela Secretaria de Saúde do estado (Sesab) nesta terça-feira (5).

A vacina BCG (bacilo Calmette-Guérin), ofertada no Sistema Único de Saúde (SUS), protege a criança das formas mais graves da doença, como a tuberculose miliar e a tuberculose meníngea. A vacina está disponível nas salas de vacinação das unidades básicas de saúde e em algumas maternidades. Essa vacina deve ser ministrada às crianças ao nascer, ou, no máximo, até os quatro anos, 11 meses e 29 dias, de acordo com dados do Ministério da Saúde.

No entanto, segundo informou a Sesab, em maio, a Bahia recebeu 45 mil doses e mais 45 mil doses em junho, sendo que a mensal é de 150 mil doses a 200 mil doses.

Em 29 de abril o Ministério da Saúde emitiu, por ofício, a informação de que a partir de maio, e por 9 meses, iria reduzir a quantidade de doses de vacina BCG aos estados e que estes deveriam fazer uso racional das quantidades enviadas.

Segundo a pasta, a redução foi ocasionada pela disponibilidade limitada da vacina BCG no estoque nacional em razão de dificuldades na aquisição deste imunobiológico.

“Para que não haja desabastecimento nos serviços de vacinação, o consumo médio mensal da vacina BCG, calculado com base nas doses distribuídas aos estados, será readequado e passará para 500 mil doses/mês”, informou.

O Ministério declarou que já solicitou junto a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) a entrega antecipada para o mês de junho de parte das doses adquiridas. “Considerando o tempo de desembaraço e análise de controle de qualidade, as doses deverão estar disponíveis em, aproximadamente, 60 dias. Diante disso, esta Secretaria destaca a necessidade dos estados de otimizarem e fazerem uso racional desta vacina por este período”, explicou a Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS).

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Povo quer a verdade, diz Musk sobre X ser o app mais baixado no Brasil

Rede social lidera em número de downloads na AppStore, da Apple, tanto na categoria...

Lira aciona polícia da Câmara contra Felipe Neto após ser chamado de ‘excrementíssimo’

Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira...

PCDF responsabiliza motorista de ônibus por acidente com trem

A Polícia Civil do Distrito Federal concluiu a investigação sobre acidente envolvendo trem e...

Mais para você