InícioEditorialEconomiaRoyalties da eploração do petróleo aumentam 80% em 2022

Royalties da eploração do petróleo aumentam 80% em 2022

Neste ano, de janeiro a maio, as empresas exploradoras de petróleo pagaram mais de R$ 23 bilhões em royalties — um aumento de quase 80% em relação ao mesmo período do ano passado. É o que informou, nesta quarta-feira, a ANP, Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis.

Esses royalties são pagos pelas empresas aos cofres públicos como uma compensação financeira pela exploração desses produtos. Isso porque o petróleo e o gás natural encontrados no solo brasileiro são patrimônios da sociedade brasileira. Assim, uma parte do lucro das empresas que exploram esses produtos deve ser revertida em benefício da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.

O diretor-geral da ANP, Rodolfo Saboia, ressaltou que esses recursos são fundamentais para o desenvolvimento de políticas públicas e para a atração de investimentos no Brasil.

Segundo a ANP, no ano passado foram pagos quase R$ 38 bilhões em royalties de petróleo e gás natural. Desse total, mais de 10 bilhões de reais foram distribuídos aos estados e 13 bilhões aos municípios brasileiros.

A Agência Nacional do Petróleo calcula os valores dos royalties de acordo com os parâmetros estabelecidos pela legislação brasileira.

Economia Brasília 08/06/2022 – 18:40 Jacson Segundo / GT Passos Daniel Ito – Repórter da Rádio Nacional Royalties Petróleo ANP brasil quarta-feira, 8 Junho, 2022 – 18:40 116:00

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Fux pede vista e pausa análise da suspensão da desoneração da folha

Até o momento, 4 ministros acompanharam o voto do relator, Cristiano Zanin, pela reoneração...

Prefeitura realizou alinhamento estratégico com profissionais da saúde de Teixeira de Freitas

A Prefeitura de Teixeira de Freitas, através da Secretaria de Saúde, realizou nesta semana...

Rastreador de celular leva polícia até ladrão de relógio de luxo em SP

São Paulo — Um homem de 20 anos foi preso nesta sexta-feira (26/4) em...

Mais para você