InícioEditorialSabores de Portugal conquistam brasilienses em espaços intimistas

Sabores de Portugal conquistam brasilienses em espaços intimistas

Considerado um dos países mais antigos do continente europeu, Portugal reúne inúmeras atrações culturais e religiosas, além de paisagens e locais pitorescos de tirar o fôlego. A nação também é conhecida pela rica gastronomia, que vai muito além do tradicional bacalhau. Interessou? Pois os brasilienses podem ter um gostinho da autêntica culinária portuguesa mais perto do que imaginam. O Manuelzinho Restaurante conta com um cardápio diversificado que pode ser conferido em duas unidades em Brasília: na Quadra 404 da Asa Sul e na Avenida das Castanheiras em Águas Claras. 

Sob o comando do português Manuel Francisco Belchior Pires, o Manuelzinho, como é mais conhecido, o espaço oferece um ambiente intimista e acolhedor. O local resgata as receitas que fizeram sucesso no restaurante carioca Antiquarius, onde ele trabalhou por quase 35 anos. “Nós temos uma comida mundialmente conhecida. O Antiquarius era frequentado por grandes artistas, como Mariah Carey, Mick Jagger e Prince, que iam muito lá quando estavam no Rio de Janeiro. E essa mesma cozinha está aqui em Brasília.”

Inclusive, na parede de uma das unidades do restaurante, é possível ver fotografias de famosos ao lado de Manuelzinho, como o ator espanhol Antonio Banderas, o cantor Roberto Carlos e a apresentadora Ana Maria Braga. “E eu percebo que, aqui em Brasília, as pessoas também têm gostado muito da nossa comida. Tem cliente que vem, almoça e janta aqui. Alguns chegam a frequentar três vezes na semana. Isso eu só vi quando estava no Rio”, relata Manuelzinho, que já passou pelo Tejo e Dalí Camões, além de ser o responsável por trazer o Antiquarius para a capital, em 2012.

Entre as iguarias que mais fazem sucesso no restaurante, estão o arroz de pato com azeitonas, o arroz de robalo com camarão e lagostim e a moqueca de robalo com camarão, que, na opinião de Manuelzinho, é sensacional. “A maioria dos pratos vem do Antiquarius mesmo, muitas adaptadas na época do restaurante carioca”, explica Manuel Pires. 

Para quem gosta de bacalhau, o espaço oferece quatro opções de pratos principais, além de aperitivos, como o bolinho e o pastel. Entre as sobremesas portuguesas, o pastel de nata se destaca com a massa folhada, seguindo a mesma receita original. 

O restaurante A ideia de ter o próprio restaurante surgiu durante a pandemia. Em uma conversa com Flávio Potiguar — dono da rede Potiguar no país —, Manuel Pires viu a oportunidade de abrir um espaço que seguisse as origens do Antiquarius, pelo qual Manuelzinho tem um carinho enorme. Em 29 de junho de 2021, ele inaugurou o Manuelzinho Restaurante na Asa Sul. O local tem uma decoração aconchegante, em tons claros, e detalhes que remetem a regiões de Portugal, como as pinturas em azulejos e o jardim vertical no salão térreo. 

Com tanto sucesso, o Manuelzinho Restaurante ganhou uma filial este ano em Águas Claras. O espaço localizado na cobertura do Edifício Acqua, na Avenida das Castanheiras, foi inaugurado na véspera do aniversário de Brasília (20/4) e presenteia os brasilienses com a alta gastronomia portuguesa. Uma alternativa para saborear o cardápio do Manuelzinho sem precisar ir para o Plano Piloto. 

O novo restaurante conta ainda com um salão amplo que facilita a reunião de grandes grupos para almoçar ou jantar. O local também divide o hall com o Steak House do Potiguar, possibilitando também que o cliente experimente a culinária de dois grandes espaços que são referência na gastronomia.

 

História  O interesse pela gastronomia portuguesa iniciou na juventude de Manuel Francisco Belchior Pires. “Comecei a trabalhar em uma pousada, arrumando os quartos, depois passei para o bar, depois para o salão, como garçom, e, por fim, fui maitre. Eu via fazer os pratos. E foi assim que começou tudo. A gente vai vendo todo dia o fazer e acaba ficando familiar”, conta Manuelzinho. 

Em 1977, Manuel Pires desembarcou em território brasileiro com um dos patrões da Pousada Santa Luzia, o empresário Carlos Perico. O objetivo era abrir um restaurante português na região mais badalada do Rio de Janeiro, o Leblon. O Antiquarius foi inaugurado no mesmo ano. 

Em 2012, Manuelzinho recebeu o convite de abrir uma filial do Antiquarius na capital federal. O famoso restaurante ficou aberto por cerca de dois anos. Mesmo com o encerramento das atividades, Manuel Pires guarda na memória a tradição do negócio que é responsável pela paixão pela culinária portuguesa. 

Manuelzinho Restaurante  Instagram 

Onde:

Cobertura do Edifício Acqua, na Avenida das Castanheiras – Águas Claras
CLS 404, Bloco A – Asa Sul

Horário de funcionamento da cozinha:

Segunda-feira, das 12h às 15h
Terça-feira a sábado, das 12h às 15h e das 19h às 23h30
Domingo, das 12h às 17h 

O post Sabores de Portugal conquistam brasilienses em espaços intimistas apareceu primeiro em Metrópoles.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Alexandre Ramagem mira Eduardo Paes às vésperas de ato com Jair Bolsonaro no Rio

Foto: Marcos Corrêa/PR/Arquivo O deputado federal e pré-candidato à Prefeitura do Rio Alexandre...

Teixeirense relata atendimento em posto de saúde

Com mais de 40 Unidades Básicas de Saúde (UBS) espalhadas por Teixeira de Freitas,...

Belo fala pela 1ª vez após término com Gracyanne Barbosa

Belo abriu o coração e falou, pela primeira vez, sobre o término com Gracyanne...

Mais para você