InícioEditorialEconomiaSancionada lei que permite empréstimo consignado com o Auxílio Brasil

Sancionada lei que permite empréstimo consignado com o Auxílio Brasil

Agora é lei e os beneficiários do Auxílio Brasil podem contratar empréstimo consignado, comprometendo até 40% do valor do benefício. A medida provisória do governo foi aprovada no Congresso Nacional e sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro.

A mensalidade do empréstimo pode ser descontada diretamente do Auxílio Brasil ou do BPC, o Benefício de Prestação Continuada. A medida ainda permite que os empréstimos ou financiamentos sejam equivalentes a até 40% do valor do benefício.

Para o economista Cesar Bergo, professor da Universidade de Brasília, a medida pode abrir as portas do mercado de crédito a pessoas que não teriam outras formas de investir em determinados bens, mas faz um alerta para a possibilidade de endividamento.

Além disso, o especialista explica que o governo precisa regulamentar as formas de abordar essas pessoas para evitar possíveis golpes.

Em nota, o IDEC, Instituto Nacional de Defesa do Consumidor, manifestou preocupação com a medida por dificultar na “luta contra o superendividamento da população, principalmente entre os mais pobres”.

A nova lei também aumenta para 45% o percentual que pode ser descontado em empréstimos de aposentados e pensionistas. Para trabalhadores com carteira assinada, podem ser descontados até 40% do salário.

Economia Brasília 04/08/2022 – 16:16 Paula de Castro / GT Passos Sayonara Moreno – Repórter da Rádio Nacional empréstimo consignado Auxílio Brasil aposentados quinta-feira, 4 Agosto, 2022 – 16:16 135:00

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Dia da Criatividade: entenda como ideias inovadoras fizeram a diferença para 8 empresas!

Saiba mais sobre o caminho a ser trilhado no mundo dos negócios, para ir...

Quais os benefícios de uma porta vai e vem em ambientes de alto tráfego?

Um armário roupeiro para vestiário com uma porta vai e vem pode trazer diversos...

Desfile do Dia das Mães no Mega Moda trará tendências outuno/inverno neste sábado (20)

Marcado para às 10:30, looks serão apresentados na passarela montada na Praça de Eventos...

Senado convoca influenciador português retido pela PF em Guarulhos

A Comissão de Segurança Pública do Senado marcou uma audiência pública para ouvir o...

Mais para você