InícioEditorialTandara é suspensa por 4 anos após doping e pode ter carreira...

Tandara é suspensa por 4 anos após doping e pode ter carreira no vôlei encerrada

O Tribunal de Justiça Desportiva Antidoping decidiu, nesta segunda-feira, de maneira unânime suspender a jogadora de vôlei Tandara Caixeta por quatro pelo uso indevido de ostarina, substância proibida considerada anabolizante, capaz de aumentar o ganho de massa muscular em seus usuários.

O teste positivo para o uso do anabolizante foi realizado antes do embarque da jogadora para os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021. Tandara jogou normalmente o torneio na capital japonesa, sendo um dos destaques da equipe de José Roberto Guimarães, e só foi impedida de atuar na semifinal, diante da Coreia do Sul, e final, com os Estados Unidos. A seleção brasileira feminina de vôlei terminou com a medalha de prata.

Originalmente, a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) foi a responsável por notificar o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) do descumprimento das regras antidoping. A partir disso, Tandara foi suspensa preventivamente e impedida de jogar. Aos 33 anos, a oposto pode ver sua carreira se encerrar, dado que só poderia retornar às quadras em 2025.

Tandara ainda pode recorrer da suspensão. A jogadora precisará entrar com o processo junto à Corte Arbitral do Esportes (CAS ou TAS) e aguardar novo julgamento. Os auditores responsáveis pela sessão desta segunda-feira concordaram na suspensão por quatro anos.

A defesa de Tandara argumentava que a causa do teste positivo para ostarina seria uma contaminação cruzada, de responsabilidade de duas farmácias que manipulavam seus medicamentos.

Tandara acumula uma série de títulos pela seleção feminina, incluindo o ouro olímpico em Londres-2012, além de seis conquistas do Grand Prix (atualmente conhecido como Liga das Nações).

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

População brasileira dá R$ 23 bi a Brasília e banca 38% dos gastos

Valor para 2024 está estipulado no Fundo Constitucional do DF; especialista diz que gastos...

Presidente da Anvisa decide manter proibição de cigarros eletrônicos no país

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil Antônio Barra Torres, presidente da Anvisa (Agência Nacional de...

STF age para revogar decisão do ministro encantado por um bicheiro

Impossível que Kassio Nunes Marques, ministro do Supremo Tribunal graças a Bolsonaro, não previsse...

Brasília completa 64 anos com show do Alok e pirâmide na Esplanada

Alok, Luccas Neto, Aline Barro e Xand Avião são os destaques das festas; a...

Mais para você