InícioEditorialTesão no ar: respiração pode entregar a excitação sexual, diz estudo

Tesão no ar: respiração pode entregar a excitação sexual, diz estudo

Dilatação das pupilas, ritmo cardíaco acelerado, maior afluência de sangue nos genitais e aquele calor que vem de dentro para fora. São muitos os indícios da excitação sexual. Apesar de ser individual como cada pessoa percebe o próprio tesão, alguns sinais podem ser identificados em comum por todos que já sentiram um desejo ardente de transar.

  • Pouca vergonha
    Sonhando com sexo? Descubra se tem a ver com tesão reprimido
  • Pouca vergonha
    Só tem tesão durante o dia? Veja como manter o desejo em alta
  • Pouca vergonha
    Tesão fora do quarto, mas não se entrega na hora H? Veja o porquê
  • Pesquisas na área da sexualidade humana já identificaram inúmeras respostas corporais do tesão e as várias respostas do nosso corpo quando excitado sexualmente. Mas, a nova descoberta é que até mesmo a nossa respiração pode entregar que estamos com vontade de transar.

    Cientistas internacionais e a equipe do SexLab – Laboratório de Investigação em Sexualidade Humana, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, provou que a excitação também pode ser detectada na respiração.


    0

    Tesão no ar

    O estudo foi publicado na revista científica Scientific Reports, e foi demonstrado que existem moléculas muito específicas na respiração de alguém que está excitado sexualmente. 

    Para a investigação,  12 homens e 12 mulheres assistiram a diferentes filmes de dez minutos no laboratório. Os conteúdos variaram de forma aleatória entre documentários sobre viagens pela natureza, filmes de terror, jogos de futebol e filmes eróticos. Enquanto isso, a excitação sexual das pessoas foi medida e, simultaneamente, os investigadores do Instituto Max Planck analisaram a respiração a nível dos compostos orgânicos voláteis.

    Durante os filmes eróticos, foi registrada uma variação significativa na quantidade de vários compostos orgânicos voláteis na respiração, na concentração de dióxido de carbono e isopreno. 

    Os especialistas responsáveis pela pesquisa explicam: “O fato de a concentração de dióxido de carbono e isopreno, na respiração, ter diminuído pode derivar do fato de existir mais fluxo sanguíneo nos genitais do que nos músculos e nos pulmões” aponta Nijing Wang, a primeira autora do estudo.

    Outro ponto é que nos homens, foram detectadas substâncias que desempenham um importante papel na resposta de excitação sexual. Entre outros efeitos, permitem um estado mais eufórico durante o tesão. Inclusive, em um dos participantes, os investigadores conseguiram detectar dopamina no hálito, considerado o hormônio da felicidade.

    A respiração te entrega

    A conclusão do estudo revelou que quando os participantes estavam com tesão, expiravam menos substâncias como isopreno e dióxido de carbono, mas aumentavam a concentração de produtos de degradação de neurotransmissores específicos. 

    De acordo com os investigadores envolvidos, esta descoberta pode futuramente permitir uma nova técnica de avaliação clínica da excitação sexual e ajudar a melhorar o diagnóstico das disfunções sexuais.

    Confira o podcast Prazer sem tabus:

    O post Tesão no ar: respiração pode entregar a excitação sexual, diz estudo apareceu primeiro em Metrópoles.

    Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

    Últimas notícias

    Pagamentos de emendas serão feitos até 30 de junho, diz Padilha

    Ministro-chefe da Secretaria das Relações Institucionais afirmou que o governo está cumprindo cronograma de...

    Oposição minimiza caso TikTok após exaltar Elon Musk e vê cenário distinto no Brasil

    Foto: Reuters Aplicativo TikTok 25 de abril de 2024 | 18:00 Dias após...

    Prefeitura iniciou pavimentação na Avenida das Galáxias

    Nesta quinta-feira (25), a Prefeitura municipal de Teixeira de Freitas, através da Secretaria de...

    Barco à deriva com corpos tinha até fogão improvisado, diz PF

    O barco encontrado à deriva com corpos em decomposição, no Pará, tinha uma espécie...

    Mais para você