InícioEditorialTJ firma acordo com SSP para ter informações de laudos periciais

TJ firma acordo com SSP para ter informações de laudos periciais

O Presidente do Poder Judiciário da Bahia (PJBA), Desembargador Nilson Soares Castelo Branco, firmou um acordo de cooperação técnica com a Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP-BA), por intermédio do Departamento de Polícia Técnica (DPT), para a troca de informações de laudos periciais, a fim de promover maior precisão e celeridade aos processos judiciais. Os laudos periciais são um instrumento importante para a elucidação de crimes, pois instruem os inquéritos policiais e os processos criminais.

O acordo firmado entre o PJBA e a SSP visa à mobilização de setores específicos responsáveis pela instrução de processos criminais, assim como setores do DPT responsáveis pela produção de laudos periciais, para conjugar esforços e estabelecer diálogos. De acordo com o Presidente do PJBA, essa parceria representa um compromisso do Poder Judiciário de fomentar a intersetorialidade necessária ao Sistema de Justiça Criminal.

“O Poder Judiciário não pode julgar tão somente respaldado na opinião pública,” afirma o Desembargador Nilson Soares Castelo Branco. Ele explica que, em determinadas situações técnico-processuais, a disponibilidade desses dados periciais confere maior precisão e segurança na decisão judicial.

A cerimônia de assinatura ocorreu na última segunda-feira (23), na sala da Presidência do edifício-sede do PJBA, Centro Administrativo da Bahia (CAB). Na ocasião, estavam presentes o Presidente do PJBA, Desembargador Nilson Soares Castelo Branco; o Secretário de Segurança Pública da Bahia, Ricardo César Mandarino Barretto; o Diretor-Geral do Departamento de Polícia Técnica, Edson Luiz dos Reis; a Juíza Assessora Especial da Presidência (AEP2), Rita de Cássia Ramos Carvalho; e a Juíza Auxiliar da Corregedoria das Comarcas do Interior, Isabella Santos Lago (representando o Corregedor das Comarcas do Interior, Jatahy Junior).

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Povo quer a verdade, diz Musk sobre X ser o app mais baixado no Brasil

Rede social lidera em número de downloads na AppStore, da Apple, tanto na categoria...

Lira aciona polícia da Câmara contra Felipe Neto após ser chamado de ‘excrementíssimo’

Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira...

PCDF responsabiliza motorista de ônibus por acidente com trem

A Polícia Civil do Distrito Federal concluiu a investigação sobre acidente envolvendo trem e...

Mais para você