InícioEditorialEconomiaVendas no comércio varejista caem 1,4% em junho

Vendas no comércio varejista caem 1,4% em junho

As vendas no comércio varejista no país caíram 1,4% na passagem de maio para junho. Foi a segunda taxa negativa seguida do setor, que acumula agora uma retração de 0,8% em dois meses, na comparação com o bimestre anterior.

O resultado de junho traz a maior variação negativa para o comércio desde dezembro do ano passado, quando a queda foi de 2,9%.

Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio, divulgada nesta quarta-feira pelo IBGE.

Na comparação com o mês de maio, sete das oito atividades investigadas pela pesquisa apresentaram queda nas vendas, sendo que as maiores influências para o resultado vieram dos setores de tecidos, vestuário e calçados e hiper e supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo.

A única atividade que cresceu frente ao mês anterior foi a de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria.

De acordo com o IBGE, nesse segmento, o aumento está ligado aos artigos farmacêuticos e reflete a alta nos preços dos medicamentos.

No primeiro semestre do ano, houve uma alta acumulada de 1,4% frente ao mesmo período de 2021, e, nos últimos 12 meses, perda de 0,9%. Nesse último indicador, também é o segundo mês consecutivo no campo negativo, o que não acontecia desde agosto de 2017.

Economia Rio de Janeiro 10/08/2022 – 11:03 Cristiane Ribeiro – Repórter da Rádio Nacional IBGE vendas no comércio varejista queda quarta-feira, 10 Agosto, 2022 – 11:03 1:38

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Reduzir indexador da dívida dos Estados é fundamental, diz Pacheco

Presidente do Senado também defende a ampliação das contrapartidas para investimentos em educação e...

Escolas do DF terão exame de DNA para teste de paternidade. Entenda

A Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) vai disponibilizar atendimento em escolas públicas do...

Não vamos permitir invasões em São Paulo, diz Tarcísio

Estado tem ocupações em Agudos e em Campinas; o MST ocupou 23 propriedades durante...

Em meio ao afastamento de Hardt, CNJ julga ações contra a juíza e Moro

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) analisa, nesta terça-feira (16/4), ações disciplinares contra a juíza...

Mais para você