Minério de ferro enfrenta queda devido à demanda fraca, apesar de riscos na oferta australiana

Compartilhe

Os contratos futuros de minério de ferro apresentaram uma leve queda nesta quarta-feira, impulsionada pela diminuição das margens das siderúrgicas na China, que afetou a demanda. Contudo, a preocupação com possíveis interrupções nas operações da BHP em Port Hedland ajudou a limitar as perdas.

Na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE), o contrato de minério de ferro para setembro subiu 0,27%, fechando a 739 iuanes (US$109,17) por tonelada. Em Cingapura, a referência de agosto registrou um ligeiro aumento de 0,06%, atingindo US$97,90 por tonelada.

Recentemente, as margens de lucro das siderúrgicas enfrentaram uma nova queda, com os preços dos tarugos em Tangshan diminuindo 20 iuanes, para 2.940 iuanes por tonelada. Essa situação inibe a disposição das siderúrgicas em adquirir minério de ferro. Analistas da Zhengxin Futures destacam que cortes adicionais nos preços do carvão de coque estão impondo mais pressão sobre o setor, especialmente com a produção de aço apresentando uma tendência de queda sazonal.

Além disso, as negociações salariais entre a BHP e os sindicatos que representam os trabalhadores em Port Hedland não resultaram em acordo e novas discussões estão previstas para a próxima semana. Esse impasse aumenta o risco de greves e interrupções no fornecimento, conforme apontado por analistas da ANZ Research.

Neste cenário, o mercado está atento à reunião do Politburo da China, que pode sinalizar novas políticas de apoio destinadas a estabilizar o crescimento econômico do país. A expectativa é de que medidas possam ser adotadas para fortalecer a demanda por aço e, consequentemente, minério de ferro.

O que você acha dessas movimentações no mercado de minério de ferro? Deixe sua opinião nos comentários!

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Mais para você